O filme Guantamera é uma sátira perfeita do ponto em que o nosso vizinho caribenho chegou. Nele, diversas situações cubanas são analisadas, dentre elas o embargo econômico, a emigração de parte da população para os E.U.A. e o esfacelamento do comércio interno, após o fim da ajuda econômica soviética.
Neste trabalho iremos analisar algumas destas situações um pouco mais profundamente:
1 - Explique como o sistema socialista cubano cria obstáculos para as atividades econômicas.
2 - Relacione o embargo econômico norte-americano à realidade do dia-a-dia do cidadão cubano.
3 - Exemplifique, com passagens do filme, situações completamente opostas quanto aos indicadores sociais.

1-Ele cria obstáculos porque onde esta acontecendo uma coisa ele tem que estar como:As reuniões,viagens que os carros funerários faziam, e tudo era em conjunto....
ResponderExcluir2- Em minha opinião isso foi só uma"Emboscada'' dos Estados Unidos para cima da Cuba, pois quando foi criado o embargo econômico as pessoas de Cuba começaram a ir para os Estados Unidos.
3- Exemplo Bom-Dá para agente ver no filme que a educação era boa porque em um ponto da historia mostra a antiga professora conversando com seu ex-aluno e mostra a escola...
Exemplo Ruim- No começo da historia mostra a professora passando com sua tia e as casas de Guatánamo eram bem velhas e tinha muitas casas ''Abandonadas''... Podemos relacionar isso a questão anterior que fala do Embargo Econômico...Pois as pessoas abandonaram as casas para ir para os Estados Unidos...
1 Com burocracia eles interferiam no cotidiano das pessoas como em momentos particulares, no modo de vida, em momentos e em praticamente todos os momentos da vida das pessoas.
ResponderExcluir2 Os norte americanos precisavam transportar de forma ilegal os produtos de Cuba ate E.U.A, por isso a relação foi que os norte-americanos não tinham autossuficiencia de criar os seus produtos precisos e o jeito foi transporta-los de forma ilegal.
3 Situaçoes pecarias de Saude ( quando uma mulher estava precisando de atendimento urgente e ela foi atendida praticamente dentro do carro).
Nivel de escolaridade ( quando o homem tinha um diploma de economia e não podia exercer sua profissao por falta de oportunidade e emprego) entre outras situaçoes.
1- A burocracia é um dos principais problemas para as atividades econômicas de Cuba, um exemplo é a lei que o governo cubano criou que obriga a pessoa a ser enterrada no lugar onde nasceu e isso muitas vezes causa problemas...
ResponderExcluir2-O comércio da ilha acontece com freqüência nas estradas, com o pagamento em dólar, algo considerado ilegal pelo governo; a prática desse tipo de comércio era algo comum, com a venda de todos os tipos de mercadorias: coisas simples, mais outras inimagináveis.
3-No país as pessoas tinham acesso a universidade, mais esse aspecto não melhora as condições de vida.Um exemplo é um personagem do filme formado em economia, mais trabalha como caminhoneiro, por falta de emprego no mercado.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir1- o governo interferia em tudo, no emprego, nas atividades econômicas, nas vidas entre famílias, nas vidas particulares, nos relacionamentos... Um exemplo era a lei que o governo criou para que a pessoa tinha que ser enterrada no lugar em que nasceu.
ResponderExcluir2- os cidadões tem que traficar, afinal não tinha como receber de outros países os produtos que eles tanto precisavam como alimentos, roupas e principalmente o tabaco.
3- Situações precárias de moradia (as casas todas destruídas)
Situações precárias de alimentação (quando o homem perguntou a uma mulher que estava em um bar o que tinha pra comer e ela disse que só tinha tabaco)
Situações precárias de emprego (quando o homem não exerceu o seu trabalho em economia por falta de emprego) entre outras.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir1)bom no filme as atividades econômicos são as financiamento media por que la tinha umas casas velhas e casas novas.
ResponderExcluir2)Os pessoas da cidade de cuba que é (guatanamera)tinha os embargos na população de (guatamanera)bloqueada por que la não socializava ou exportava .
3)os indicadores sociais eram mais o consumidor o trabalho era ruim ou baixo caso
1) Lá tinha carros luchuosos onde o governo encontrava jeito de encontra meios de enbouça en seus bolsos mais dinheros.Ea exportação em algumas parte o governo em vantade por na época o café é valioso.
ResponderExcluir2)pra neium pais pra fora porquê era uma cidade de pouca socialização.
3)A professora ensinava e com muita facilidae en seu dezepenho com seus alunos.
1) O Governo Cubano se envolvia em tudo, e a maioria dos velórios tem sua presença.
ResponderExcluir2) Cuba é um país cujo sistema econômico e o socialismo, ele não importa e nem exporta mercadorias por isso tem que traficar roupa, alimentos, tabaco entre outros.
3) Situações precárias as moradias eram bem destruídas, e um único alimento em um bar é o tabaco também a falta de emprego no País que é bem representada no filme
1- Com o governo dominando tudo, criando obstáculos na vida dos cidadãos e tendo participação até na organização de velórios.
ResponderExcluir2- Como Cuba é um país socialista, ou seja, não está aberto a importar e nem a exportar mercadorias das quais os cubanos precisam para sobreviver, o tráfico é uma atividade predominante no país.
3- Apesar de ser um país com alta taxa de alfabetização e uma ótima qualidade na saúde publica, cuba apresenta situações precárias quanto ao seu desenvolvimento social, econômico, e ecológico, dá pra perceber isso quando no filme mostram moradias totalmente destruídas e o único alimento de um bar é o tabaco. Além disso a falta de emprego é um grande problema para o país.
1- Em um país sendo socialistas, o seu governante tem que participar de todos os conflitos de sua região. Eles tem que participar até de velórios.
ResponderExcluir2- Os cidadãos tem que traficar tudo, alimentos, roupas e principalmente o tabaco.
3- A educação é muito boa, num momento do filme mostra-se um homens formado em faculdade, mas tem muita falta de emprego, e este homem formado tem que trabalhar de caminhoneiro pois falta empregos.
1-Como o pais era socialista, quem estava a frente que no caso era o governante tinha que estar presente em todas as coisas.
ResponderExcluir2-Eles precisavam transportar coisas do E.U.A como alimentos,tabaco etc...
3-A falta de emprego,esta bem exposta no filme e também as casas estão bem destruidas...
1- com burocracia interferindo no cotidiano, na vida pessoal dos habitantes e no modo devida.
ResponderExcluir2- os nortes-americanos traficavam alimentos em geral, principalmente o tabaco.
3- situações precárias de saúde, (quando a mulher precisava de atendimento e foi atendida dentro do carro),nível de escolaridade era bom, mas a falta de emprego era demais(um homem formado em engenharia não podia exercer sua profissão pela falta de emprego).
1)Como a cidade era pouco desenvolvida muitas coisas o governo cubano se envolvia e até mesmo em velório.
ResponderExcluir2)Como a Cuba era um país pouco desenvolvido eles nao transportavam coisas caras e sim comidas,roupas etc.
3)Umas delas são faltas de emprego, por que muitas pessoas que eram formada em algo nao podia fazer o que estudou por que nao achou um emprego um exemplo deles é o caminhoneiro.
1)o sistema socialista é um governo que participa de tudo ,por exemplo ,quando o caminhoneiro leva sua carga para o porto.
ResponderExcluir2)cuba proibiu o comercio com EUA porque ele fazia comercio barato ai eles começaram a comercializar comida
3)estado de emprego precária ,estado de saúde precária também como vocês viram a mulher foi socorrida dentro do carro e as casas não estão em perfeita condições